No inverno combatemos o frio em segurança
Com o inverno a chegar, as temperaturas diminuem e é normal “combatermos” o frio com diferentes estratégias, nomeadamente com recurso às lareiras.
Em Portugal ainda não existe legislação específica que obrigue à limpeza das chaminés dos edifícios, porém existe legislação que aconselha os proprietários a fazerem a sua manutenção com regularidade.
O risco de incêndio em habitações em altura do inverno é acrescido, e a sua maior origem surge nas chaminés. Esta situação acontece porque sempre que se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes interiores das chaminés e tornam-se muito inflamáveis. Estes resíduos acumulados também prejudicam a condução dos fumos gerados e com o passar dos anos pode originar maus cheiros e o escurecimento das paredes interiores da casa.
Por forma a obter a máxima eficácia na extração de fumo, devem ser montadas girândolas na saída das chaminés.
A limpeza e manutenção das chaminés quando estão inseridas em partes comuns (no telhado) é da responsabilidade do condomínio.
A limpeza das chaminés devem ser feitas com a seguinte periodicidade:
- de 2 em 2 anos para chaminés de lareiras;
- de 5 em 5 anos para chaminés de cozinhas.
As intervenções devem ser realizadas por empresas especializadas que após o serviço devem passar uma declaração de limpeza, que poderá servir de garantia, em caso de sinistro, ilibando a responsabilidade dos proprietários.
A Gestão Completa têm empresas parceiras especializadas na limpeza e manutenção de chaminés que proporcionam trabalhos de excelência ao melhor preço.